A melhor solução para a sua usina solar
  • Facebook
  • Whatsapp
  • LinkedIn

Energia solar

A melhor solução para a sua usina solar

Por Johnny Guimarães

A energia solar é uma fonte renovável que vem chamando a atenção no decorrer dos últimos anos. Isso porque ela apresenta muitas vantagens em comparação com as demais fontes energéticas utilizadas. No projeto de uma usina solar são necessários diversos equipamentos, dentre eles podemos citar o Skid.

Ele é uma subestação unitária cuja instalação é do tipo plug and play e, ainda, faz parte do sistema fotovoltaico de uma usina de energia solar. Diante dessas características, o equipamento apresenta muitos benefícios, como a redução de custos com instalação.

Quer saber mais informações sobre o Skid? Então, continue a leitura e confira!

O que é Skid?

Como mencionamos anteriormente, o Skid é uma subestação unitária que faz parte do sistema de uma usina fotovoltaica com geração centralizada ou distribuída que pode ser instalado no campo em um empreendimento novo ou em uma reestruturação de sistemas.

Podemos dizer ainda que é uma plataforma completa que atende as faixas de potências entre 500 a 8000 kVA, bem como é composta por diversos equipamentos montados de maneira integrada e customizada que pode ser usada tanto com transformadores a óleo quanto a seco.

Além disso, dentre os itens que, normalmente, o compõem, temos o transformador de potência, o cubículo de média tensão, o quadro geral de baixa tensão, o painel de comando e o tanque ou caixa de contenção. Ele ainda pode ser com ou sem inversores integrados.

Sua estrutura é compacta e construída com aço galvanizado, pois esse material tem alta resistência para ficar ao ar livre. Isso porque ele é instalado no campo em uma base de concreto, ou seja, em uma plataforma de alvenaria que serve para fixar o equipamento ao solo.

Assim como ele é preparado para uma instalação simples e rápida, já que basta conectá-lo aos módulos da usina solar e à rede da concessionária por meio de cabeamento, bem como parametrizar os inversores. Dessa forma, tudo estará pronto para ser energizado.

Quais são os seus benefícios?

Não poderíamos deixar de mencionar os benefícios proporcionados por essa plataforma, visto que ela apresenta um custo-benefício excelente levando em consideração as suas características e funcionalidades.

Dentre as principais vantagens do Skid podemos destacar a estrutura compacta que abrange diversos equipamentos em um único corpo. Isso faz com que ele não ocupe tanto espaço, bem como facilita o seu transporte, instalação e manutenção.

Além disso, este equipamento é completo e para usá-lo basta conectá-lo à usina e à rede da concessionária. Isso faz com que você tenha redução do tempo de paralisação para instalação e manutenção e, ainda, diminui os custos com mão de obra e os investimentos iniciais com a infraestrutura civil.

Ademais, o Skid é construído com material altamente resistente ao ar livre. Diante disso, é possível que ele tenha uma durabilidade média entre 20 e 30 anos. Outro benefício importante está relacionado com a proteção anticorrosiva de grau C3 e a pintura eletrostática a pó, que contribuem para que ele tenha alta expectativa de vida e baixa necessidade de manutenção.

Ele ainda conta com uma caixa ou bacia de contenção de óleo na base do transformador. 

Então, caso aconteça um vazamento de óleo, o resíduo cai na contenção e evita o risco de contaminação do solo. Além disso, essa característica da plataforma faz com que não exista a necessidade de investir em uma contenção de estrutura civil.

Por fim, ter em um único local o transformador e o inversor aumenta a eficiência do equipamento e facilita a manutenção preventiva. Portanto, o Skid apresenta tanto benefícios econômicos e funcionais, quanto relacionados com a sustentabilidade.

Como a Romagnole pode te ajudar?

O Skid é um produto projetado, fabricado e vendido pela Romagnole. Ele é desenvolvido com tecnologia de ponta e customizado levando em conta as características e particularidades da usina solar ou projeto de cada cliente, com ótimo custo-benefício.

Além disso, o equipamento é construído de acordo com as normas das concessionárias de energia e, ainda, é testado e ensaiado dentro da fábrica antes de ser transportado até o campo. Tudo isso visando garantir que a plataforma funcione perfeitamente..

Podemos definir o Skid com um produto econômico, prático, resistente, durável, versátil, confiável e seguro. Agora que você já sabe o que ele é e quais os seus benefícios, que tal conhecer os nossos modelos? Veja abaixo:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas