• Home
  • Notícias
  • Artigos
  • Diagnóstico energético: o que é e como aplicar na iluminação pública?
Diagnóstico energético: o que é e como aplicar na iluminação pública?
Postado 19/01/2021 09:37:49

Diagnóstico energético: o que é e como aplicar na iluminação pública?

Por Miro Andretto Noronha


O diagnóstico energético ganhou muita relevância na seara da edificação e da iluminação pública. A eficiência energética traz todo um projeto embasado com várias etapas que vão desde o pré-diagnóstico até a etapa de monitoramento das medidas voltadas para prédios públicos, reforçando sobre a compatibilidade com as leis urbanas locais. Ao desenvolver uma política energética efetiva, a cidade dá um grande passo no caminho para uma escalada urbana sustentável.

Eficácia do plano energético

A eficiência energética envolve toda uma série de processos e atividades que permitem a utilização de fontes de energia de modo econômico. Isso nada mais é, do que fazer mais com menos. Todo país tem uma matriz energética, que é o resultado da totalidade de energia disponível, somando todas as fontes disponíveis. As fontes energéticas se classificam em não renováveis (petróleo, carvão, gás) e renováveis (solar, hídrica, biomassa, eólica). Em períodos em que as mudanças climáticas representam a maior ameaça mundial para nossas vidas, não há maneira de estruturar a eficiência energética ignorando a importância da diversificação da matriz energética com a expansão do uso de matérias renováveis, que além de limpas, são mais seguras para a saúde humana e para meio ambiente. Siga com a gente para aprender a aplicar da melhor maneira na iluminação pública, e porque a eficiência energética é uma solução fantástica!

Traz economia

Infelizmente, a iluminação pública da maior parte das cidades do país é arcaica e ainda usa as lâmpadas de vapor de sódio, que tem menor durabilidade, tem o consumo mais elevado e, de quebra, gera maiores despesas com manutenção, por isso é inviável insistir nesse modelo. A primeira medida para a redução de gastos com iluminação pública é o uso da tecnologia LED, que já é muito usada por muita gente em nossas casas. Além de toda a economia gerada na conta de energia das cidades, elas são mais práticas do que as lâmpadas de vapor de sódio na hora de acender, já que as de LED acendem imediatamente, são mais adequadas para a nossa visão, valorizam as cores da cidade, não emitem raios IV e UV e calor, não atraem bichos e são bem menos nocivas quando descartadas na natureza.

Segurança pública, conectividade e bem-estar urbano

Pouca gente sabe, mas essa solução é capaz de possibilitar a transmissão de informações e dados que auxiliam a segurança pública, o controle de tráfego e o monitoramento ambiental por meio da rede de conectividade de vários serviços feita para otimizar a iluminação pública. O fenômeno ocorre porque os postes especiais com luminárias LED possuem um mecanismo que permite a instalação de dispositivos que se conecta via Wi-Fi a softwares que interligam informações capaz de implantar um sistema de controle urbano mais eficiente por meio de dashboards e um centro de controle. Tal sistema traz inúmeros benefícios para a segurança das pessoas, com recursos como: alertas de violência, catástrofes naturais, informes de enchentes. Outro grande bônus, é a integração que o sistema faz das unidades policiais com a Defesa Civil. Enfim, as oportunidades são diversas e cada município possui potencialidades e especificidades para modernizar o desenvolvimento de uma renovável, conectada e versátil.

Viabilização por meio das PPPs

As Parcerias Público Privadas são ideais para viabilizar a iluminação pública efetiva do município. A iluminação pública feita via PPPs é capaz de economizar milhões no longo prazo para os cofres públicos. Há grandes empresas estratégicas neste ramo para atender todo tipo de município, elas têm a capacidade de desempenhar ações capazes de agregar resultados ambientais, além de potencializar o uso dos espaços públicos.

Para saber mais sobre as melhores inovações para beneficiar a sua cidade soluções, siga o nosso blog e conte com nossa equipe de especialistas!

Assine nossa news para receber notícias e atualizações