• Home
  • Notícias
  • O que é Geração Distribuída de Energia Elétrica?
O que é Geração Distribuída de Energia Elétrica?
Postado 07/04/2020 14:12:22

O que é Geração Distribuída de Energia Elétrica?

Geração distribuída pode ser classificada como a geração de energia elétrica realizada próxima ou no próprio local de consumo. Ela é feita em pontos diversos através de sistemas menores de geração de energia limpa ligados à rede pública de distribuição, seguindo as regras de capacidade instalada e eficiência energética. São compostos também por equipamentos de medida e controle, como religadores e transformadores..

Diferentemente da geração centralizada, há uma grande economia nos sistemas de transmissão, pois o caminho é muito menor entre os pontos de geração e os de consumo, evitando também os desperdícios que decorrem deste percurso. 

Alguns fatores contribuíram para que isso se tornasse uma realidade, como o crescente desenvolvimento de tecnologias que permitem a geração em pequena escala e a preocupação climática e de preservação dos recursos naturais escassos, que por sua vez desestabilizam a certeza de fornecimento a longo prazo, visto que estão sujeitos a mudanças naturais.

Resolução Normativa

Esse modelo de geração de energia pelo próprio consumidor, foi estabelecida pela ANEEL pela Resolução Normativa N°482/2012. Hoje a resolução permite a conexão de geradores de até 5Mw na rede de distribuição, originárias de fontes renováveis ou cogeração qualificada.

No Brasil o prosumidor (consumidor e produtor) desconta a sua geração do seu consumo e se houver sobra é inserida na rede e recebe crédito por esse saldo. 

Micro x Minigeração

Estabelece-se duas condições:

  • Microgeração distribuída: potência até 75kW
  • Minigeração distribuída: potência superior a 75kW e inferior a 5MW

Miro Andretto Noronha

Analista Mercadológico


Referências: Absolar e ANEEL 

Assine nossa news para receber notícias e atualizações