O que é ISO e como ela afeta o seu produto?
Postado 18/02/2020 13:25:42

O que é ISO e como ela afeta o seu produto?

Por Miro Andretto Noronha


O que é ISO?

São uma série de normas criadas pela International Organization for Standardization (ISO) ou em português, Organização Internacional de Padronização. É hoje uma das maiores organizações que desenvolvem normas em nível global e foi fundada em 1947.

ISO é um conjunto de normas que certificam produtos e serviços de acordo com requisitos definidos, que se cumpridos conferem à empresa um certificado ISO, na área que ela cumpriu as etapas de implantação.

Mais de 110 países integram a organização que são representados por organizações nacionais, no Brasil a representação é feita pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e são compostas pela sigla NBR.

Ex.: ABNT NBR ISO 9000.

Quais as principais áreas regulatórias industriais da ISO?

  • Qualidade: composta por um conjunto de normas que especificam itens necessários para implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade. Sendo elas: ISO 9000, ISO 9001, ISO 9004 e ISO 19011

  • Ambiental: composto pelas ISO 14000 e 14001, estabelecem princípios básicos para desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental na empresa.

  • Segurança e Saúde: com foco no contexto organizacional, fornecendo à organização a compreensão das questões importantes que afetam a gestão da responsabilidade de saúde e segurança ocupacional, ou seja ao que tange os colaboradores. ISO 45001, atualização da OHSAS 18001.

  • Outras: como ISO 17025  diz respeito à certificação de laboratórios de calibração e ensaio, ISO 50001 que trata da gestão e da conversão de energia. Há também as ISO na área de Tecnologia da Informação, Automóveis e Segurança Alimentar.


Na prática, por quê são importantes?

As certificações ISO são representações de segurança, de que empresas públicas e privadas estão aptas para fornecer um produto ou serviço conforme exigências das agências reguladoras internacionais, mantendo a qualidade permanente.

Além de estabelecer um padrão que eleva a competitividade da empresa e redefine os procedimentos, o que o torna um referencial. 

Pela visão do mercado, uma empresa certificada ISO, já passou por uma auditoria que comprova que seus processos seguem uma padronização de qualidade, ou seja é por consequência uma empresa mais confiável. Se torna assim um diferencial competitivo.

Pela visão da empresa, a mudança é sentida por todos os colaboradores, pois há uma estruturação desde a alta direção até o operacional.


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