Covid-19 e o Reflexo no Setor de Energia Solar
Postado 20/05/2020 08:42:34

Covid-19 e o Reflexo no Setor de Energia Solar

Por Miro Andretto Noronha


A pandemia causada pelo Covid-19 tem afetado o mundo todo em todos os aspectos, no setor de energia solar não seria diferente.

Global

Um levantamento realizado pela Global Solar Council em empresas do segmento em mais de 60 países, destacou que 57% dos entrevistados relataram que sua maior dificuldade no momento é em relação a restrição do trabalho e mobilidade em decorrência do isolamento social necessário para conter o avanço do vírus, isso afeta diretamente as viagens, visitas técnicas e instalações. 37% estão enfrentando dificuldades de fechar novos negócios. Empresas tanto de projetistas, integradores, fabricantes, distribuidores etc., relataram interrupções das operações, reduções de pedido em torno de 75% e perda de investimento.

Brasil

O setor fotovoltaico brasileiro também foi afetado, como esperado, distribuidores de equipamentos solares contabilizam redução de em média 60% no volume de pedidos e faturamento, durante os 30 primeiros dias de isolamento. O segmento que conta com cerca de 15 mil empresas por todo país, concentra a maioria de suas atividades no segmento de geração distribuída em projetos residenciais, comerciais, rurais e industriais de pequeno porte, que não contam com uma grande estrutura e recursos para passar sozinhas pela crise.

No segmento de geração centralizada de usinas solares de grande porte, pôde-se observar paralização das obras, e em até alguns casos de usinas já em operação, houve interrupção na produção, contrapondo o enquadramento de atividade essencial decretada pelo governo.

Uma pesquisa realizada pela Greener no mercado interno com 541 empresas brasileiras mostram que, 71% das empresas já tiveram seus pedidos reduzidos. 50% já sentiram o aumento de custo nos sistemas fotovoltaicos devido a desvalorização do real. 85% relataram estarem sendo afetadas pela redução de demanda. 

Embora venha sentir os impactos da crise, como a grande maioria dos segmentos, há notícias positivas sobre as mudanças impostas pelos acontecimentos, vamos falar mais delas no próximo artigo, acompanhe.


Fontes: ABSOLAR, Global Solar Council, Greener


Continue lendo a sequência:

A Energia Solar pode ser um caminho para a Recuperação Econômica

Assine nossa news para receber notícias e atualizações