

Artigos
As Vantagens dos Metais Galvanização a Fogo na Ramo da Eletricidade
A galvanização é um processo muito antigo, mas extremamente eficiente que aplica uma camada de Zinco sobre superfícies de aço ou ferro, especialmente para evitar a corrosão e aumentar a resistência e durabilidade do material.
Há vários tipos de galvanização, a que ficou mais conhecida por ser uma das mais eficientes é justamente a galvanização por imersão a fogo (Hot-dip Galvanzing ou HDG) ou simplesmente galvanização a fogo, quando as peças são mergulhadas num banho de zinco fundido.
Como funciona a galvanização a fogo.
O objetivo primordial da galvanização a fogo é impedir o contato do metal base,com o meio corrosivo.
O revestimento de zinco é feito através de um processo químico onde o metal base é mergulhado em uma banheira de zinco a uma temperatura de 460ºC.

Quando o metal base e o zinco entram em contato com um meio úmido, cria-se uma diferença de potencial elétrico entre os metais.
Como o zinco é mais anódico do que o aço na série galvânica, é ele que se corrói, ou seja, o zinco se sacrifica para proteger o aço.
Mesmo que uma pequena área fique exposta, o metal base não sofre os efeitos da corrosão, pois, sendo o zinco anódico ele aumentará sua taxa de corrosão protegendo a área descoberta.
Vantagens das Peças Galvanizadas a Fogo da Romagnole
Como a galvanização a fogo têm a função principal de proteger a superfície da peça contra a corrosão, uma das maiores vantagens das peças com esse revestimento é o investimento em durabilidade, evitando trocas e manutenções.
A Romagnole está constantemente em busca de melhorar a qualidade e a durabilidade de seus produtos, por isso conta com a proteção da galvanização a fogo que é uniforme.
As superfícies das peças Romagnole são protegidas pelo zinco internamente e externamente e por isso a diferença na durabilidade pode ser enorme.
A garantia padrão da Romagnole para as peças galvanizadas a fogo contra corrosão em ambiente C3 é de 25 anos, mas a desde o início das operações com ferragens eletrotécnicas galvanizadas a fogo em 1969 até hoje nenhuma solicitação de garantia por conta de corrosão foi feita.
Como são peças usadas em postes de redes de energia e transformadores, com difícil e perigoso acesso para a manutenção, os anos acrescidos na durabilidade é um fator, não só de economia, mas acima de tudo de segurança para os trabalhadores e a comunidade beneficiada.

Além da durabilidade superior, a galvanização a fogo nas peças Romagnole possui uma outra vantagem que interessa a todos nós: é mais sustentável comparada a outros processos de revestimento.
A chave para o desenvolvimento sustentável, a longo prazo, está na otimização dos recursos naturais utilizados, optando pela utilização da menor quantidade com a maior durabilidade. E é nesse ponto em que a galvanização a fogo é uma grande aliada.
A galvanização a fogo é um procedimento essencial para a qualidade dos produtos no ramo da eletricidade e a Romagnole sabe muito bem disso, por isso oferece o melhor para seus clientes em todas as suas linhas de produtos.
Conheça mais produtos certificados com a qualidade Romagnole.