

Artigos
Como o óleo trabalha na refrigeração dos Transformadores
Durante o funcionamento, os transformadores elétricos atingem altas temperaturas, decorrentes do Efeito Joule, um fenômeno físico em que a passagem de corrente elétrica por um corpo resulta no seu aquecimento.
Esse aumento na temperatura é resultado de diversas colisões entre elétrons e átomos que formam a estrutura cristalina do material por onde a corrente passa.
Para evitar este problema, é necessário o uso de isolantes e resfriadores, por isso,os enrolamentos e o núcleo do transformador ficam imersos em um tanque repleto de óleo, que cumpre essa importante função.
Os radiadores dos transformadores também facilitam a sua refrigeração, já que o óleo, quando aquecido sobe e escorre pelas aletas do radiador, onde faz a troca de calor com o ambiente e se resfria. Agora esse óleo mais frio volta pela parte inferior do tanque do transformador e reinicia o ciclo pela convecção.
Garantindo a eficiência e segurança elétrica
Materiais elétricos sempre causam certa preocupação, tanto pela sua importância quanto pelos transtornos caso alguma coisa saia diferente do planejado.
É importante tomar alguns cuidados na hora de comprar esses materiais. Opte por marcas reconhecidas e que trabalhem com matéria prima de alta qualidade, mas principalmente que submetam todos os seus produtos a ensaios elétricos para garantir a sua eficiência, segurança e qualidade.
Com os óleos para refrigeração dos transformadores não é diferente. Hoje existem diversos tipos de óleos que podem ser usados nesta importante tarefa de isolamento e resfriamento dos transformadores.
Óleo naftênico
Um óleo mineral sem antioxidantes. É um óleo de natureza asfáltica, com pouca parafina na sua composição. O óleo naftênico é um fluido usado em transformadores, porém, muito pouco em comparação com o de base parafínica.
Óleo parafínico
Também é um óleo mineral, mas de natureza parafínica. É um óleo que exige a adição de antioxidantes para seu uso em equipamentos elétricos. O óleo parafínico, no entanto, é o mais utilizado em transformadores imersos em óleo isolante, pela sua excelente performance principalmente na alta tensão.
O Óleo vegetal Biodegradável
Com o apelo mais ecológico mais acentuado, o óleo vegetal voltou a foco e muitos transformadores estão o usando (éster natural).
Uma vez que ele é feito principalmente de milho, soja ou girassol, são biodegradáveis, e não prejudicam o meio ambiente ou os lençóis freáticos.
É mais seguro contra incêndios pois possui elevado ponto de combustão. A utilização do óleo vegetal em transformadores vem aumentando, substituindo o tradicional óleo mineral.
A eficiência do óleo isolante vegetal biodegradável em um transformador de alto padrão
Um transformador que se destaca com a utilização do óleo vegetal é o Transformador Pedestal Romagnole, devido a sua instalação parcialmente subterrânea e aplicação em locais de grande circulação de pessoas.
Veja mais detalhes do Transformador Pedestal Romagnole e outros produtos no padrão Romagnole clicando aqui.