As invenções que mudaram o mundo: na área elétrica
Postado 19/05/2021 13:59:22

As invenções que mudaram o mundo: na área elétrica

Por Miro Andretto Noronha


Algumas das principais invenções na área elétrica foram divisoras de água na história da humanidade e base para a construção da sociedade que conhecemos hoje, com suas principais tecnologias, como os primeiros sistemas de telecomunicação, os primeiros computadores e celulares e a internet.

Invenções elétricas, como a lâmpada, a corrente alternada, as baterias, os transistores e os motores elétricos se combinam para criar as tecnologias cada vez mais complexas e sofisticadas que conhecemos atualmente como as impressoras 3D, LEDs, carros elétricos, entre outras.

Algumas das principais invenções na área de elétrica que revolucionaram o mundo foram:

Bateria, a coluna Voltasche

Como precursora para a invenção de inúmeros aparelhos e revolução nas formas de comunicação, a primeira bateria inventada, a coluna Voltasche, era composta de cobre e zinco empilhados.

A invenção é mérito de Alessandro Volta, o termo “volts” não é utilizado por acaso, e foi criada em 1800. Além do cobre e do zinco, a bateria também contava com outros materiais, como papelão, couro saturado, que era utilizado como condutor.

No entanto, apesar de ser genial e ter sido utilizada como base para a criação de baterias mais sofisticadas, o modelo em coluna Voltasche não era considerado seguro. Posteriormente, baterias mais parecidas com as de lítio, que são amplamente utilizadas atualmente, foram criadas e aperfeiçoadas.

Placa de circuito

A invenção da placa de circuito está associada com outra criação importante que veio antes: o ferro de solda. Os ferros de solda elétricos tornaram possível o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos e a substituição do carvão e do gás como produtores de energia.

Esse importante material, criado em 1921 e aperfeiçoado posteriormente, foi utilizado como base para a invenção da placa de circuito. Graças a ela, uma série de novas invenções e aperfeiçoamentos pôde ser feita e, hoje, a placa de circuito continua a ser explorada e aplicada em novas tecnologias.

Corrente alternada

Uma das invenções mais famosas da área elétrica, a corrente alternada foi descoberta por Nikola Tesla em contraponto à corrente contínua, desenvolvida por Thomas Edison. Os esforços que cada inventor empreendeu para provar que a sua corrente era a mais eficiente e segura deu origem à conhecida “guerra das correntes”.

Nikola Tesla

A corrente alternada foi eventualmente reconhecida como mais eficiente e escolhida para ser utilizada na rede elétrica dos EUA. Algumas das principais vantagens da corrente alternada são: menor custo, maior facilidade para ser convertida em corrente contínua, transmissão para longas distâncias e maior facilidade para geração de alta tensão.

Transistor

O transistor foi uma invenção fundamental para o desenvolvimento dos dispositivos eletrônicos que conhecemos hoje. Com ele, foi possível o desligamento automático de correntes elétricas e, por isso, é a base para os circuitos modernos.

Por isso, os transistores apresentam diversas vantagens em relação às válvulas, utilizadas anteriormente, como maior eficiência e menor dissipação de potência, maior resistência, maior leveza e menor tamanho.

Já conhecia a origem dessas invenções? 

Assine nossa news para receber notícias e atualizações