Energia hidráulica: Usinas hidrelétricas
  • Facebook
  • Whatsapp
  • LinkedIn

Artigos

Energia hidráulica: Usinas hidrelétricas

O Brasil conta com vários tipos de usinas de produção de energia elétrica, devido a sua quantidade de rios de grande volume, as usinas mais comuns são as hidrelétricas. O país detém o terceiro maior potencial hidráulico do mundo, a maior hidrelétrica das Américas e segunda maior do mundo – junto ao Paraguai – a Usina Binacional de Itaipu.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), considera-se uma usina hidrelétrica, as instalações geradoras capazes de suprir potências superiores a 1MW, nestes parâmetros, o Brasil possui um total de 217 usinas hidrelétricas. Instalações com capacidade produtiva inferior a 1MW são chamadas de centrais geradoras e são 698.

O que é energia hidráulica/hidrelétrica?

Energia hidrelétrica é a energia gerada pelo potencial hidráulico de um rio com alto volume de água, além do volume de água, faz-se uso dos desníveis no percurso do corpo de água. O movimento de queda das águas contém energia potencial gravitacional, durante o percurso essa energia é convertida em energia cinética, que movimenta os geradores das usinas, transformando em energia elétrica, que passa por redes de transmissão, distribuição, terminais  e estações de conversão, até chegar à unidade consumidora.

As maiores usinas hidrelétricas do Brasil

Usina hidrelétrica de Itaipu 14000MW

Localizada entre o estado do Paraná com o Paraguai, faz uso do potencial do Rio Paraná. Na época de sua construção era a maior usina hidrelétrica do mundo e assim permaneceu por 21 anos.

Usina bi-nacional de Itaipu (Paraná)

Usina hidrelétrica de Belo Monte 11233MW

No estado do Pará, no rio Xingu, bacia hidrográfica do rio Amazonas. É a 4ª maior usina hidrelétrica do mundo.

Usina de Belo Monte (Pará)

Usina hidrelétrica de Tucuruí 8370Mw

Também localizada no estado do Pará, no rio Tocantins. Em potencial instalado, Tucuruí é a segunda  maior usina 100% brasileira, atrás apenas de Belo Monte.

Usina de Tucuruí (Pará)
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas