Evite Riscos: Conheça a Segurança das Cabines Metálicas de Energia Elétrica Romagnole
  • Facebook
  • Whatsapp
  • LinkedIn

Artigos

Evite Riscos: Conheça a Segurança das Cabines Metálicas de Energia Elétrica Romagnole

Quando trabalhamos com energia elétrica precisamos estar sempre atentos à segurança tanto pessoal, quanto do ambiente onde o trabalho é realizado.

São diversos os riscos  que os profissionais enfrentam diariamente e por isso, também são muitos os cuidados necessários para prevenir qualquer acidente.

As subestações convencionais de alvenaria possuíam características indesejadas como: a mobilização de muitos colaboradores por tempo elevado, necessidade de canteiros de obras perigosos e grande espaço disponível para a subestação.

Porém, as cabines metálicas surgem como soluções que ocupam menos espaço e se aproximam do conceito plug and play.

Cabines Metálicas de Energia Elétrica

As cabines de energia elétrica são estruturas metálicas blindadas destinadas a ampliar a segurança do projeto elétrico abrigando os equipamentos que que fazem a medição e proteção das redes de distribuição.

Elas são instaladas em prédios comerciais, plantas industriais e em grandes estruturas de prestação de serviços como hospitais, hotéis, escolas e universidades, sistemas de transporte (aeroportos, sistemas ferroviários, metrô, etc), usinas geradoras e outras aplicações específicas.

Para não causar danos aos usuários, é papel da cabine distribuir adequadamente a energia, possibilitando o uso de tensão comum.

E por falar em danos, é preciso se manter atento aos itens essenciais de segurança das cabines para manter tudo e todos protegidos.

Verificando a Segurança das Cabines Metálicas de Energia Elétrica

  • Cubículo inteiramente blindado em chapa de aço galvanizada;
  • Cobertura com inclinação para escoamento de água quando em uso externo;
  • Separações metálicas formando compartimentos independentes;
  • Portas dotadas de dobradiças internas e trincos;
  • Grades de proteção nos vãos de acesso ao interior;
  • Tampas de despressurização contra arcos internos;
  • Fios termostáticos anti aquecimento;
  • Barramentos em cobre eletrolítico dimensionados conforme normas ABNT;
  • Isoladores em epóxi, garantindo total resistência a esforços, bem como garantindo isolamento elétrico.
  • Sistema interno de aterramento;
  • Dispositivos para lacres instalados de acordo com as normas das concessionárias;
  • Sistema de proteção contra contatos acidentais nas partes vivas, grau de proteção IP54 de acordo com as normas ABNT, NBR e IEC 60529;
  • Tratamento anticorrosivo e pintura, adequados às condições do ambiente onde o conjunto será instalado.

As funções de proteção e características construtivas e de materiais podem variar de acordo com os padrões de cada concessionária de energia e exigências específicas do cliente.

Um dos diferenciais das cabines Romagnole é que elas são projetadas em conformidade com as normas NBR, IEC e NR10 e seguem as necessidades específicas,de cada concessionária, possibilitando assim a homologação de modelos padrões em cada companhia. 

As cabines metálicas elétricas da Romagnole são entregues prontas para serem interligadas ao sistema elétrico em conjunto com os desenhos para aprovação do projeto e instalação, junto às concessionárias locais.

Conheça as Cabines Metálicas de Energia Elétrica Reconhecidas Internacionalmente

A confiabilidade dos produtos Romagnole é reconhecida nacional e internacionalmente.

Todos os itens que saem de suas linhas de produção estão em conformidade com as normas técnicas vigentes e atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade.

Escolha uma das cabines metálicas de energia elétrica que mais combina com o seu projeto e conte com nossa equipe de profissionais altamente qualificados e prontos para oferecer soluções personalizadas e adequadas às suas necessidades específicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas