Skid - Praticidade, eficiência e segurança para sistemas de geração distribuída
Postado 03/09/2020 11:08:27

Skid - Praticidade, eficiência e segurança para sistemas de geração distribuída

Por Johnny Guimarães


Agilidade na instalação, eficiência e segurança são algumas das vantagens proporcionadas pelo Skid Romagnole, o lançamento da marca destinado ao segmento de energia solar.

O equipamento possibilita montar sobre uma estrutura compacta a cabine de média tensão, o transformador elevador, painel de comando, quadro geral de baixa tensão e em alguns modelos os inversores de frequência (sendo este de fornecimento opcional).

Um forte atributo deste equipamento é o alto nível de segurança, como por exemplo a conexão de entrada e saída da rede, que são realizadas através de dutos subterrâneos.

Essa configuração entrega ao cliente todos os componentes já conectados, exercendo o conceito plug and play, minimizando as operações no campo, o que torna o processo uma ação muito prática, rápida e menos onerosa.

 

Características construtivas

A estrutura do skid Romagnole é feita de aço carbono galvanizado a quente e os demais componentes recebem acabamento de pintura a pó adequada para grau de corrosividade C3. O equipamento pode receber o transformador do tipo à seco, convencional ou pedestal (ambos à óleo) e também operar com um ou mais inversores conforme projeto do cliente.

Se a opção for pelo modelo de transformador a óleo, é possível escolher entre os fluídos de origem mineral ou vegetal. Nesse caso, a base do conjunto prevê um sistema que tem a função de conter eventuais vazamentos do óleo, evitando assim a contaminação do meio ambiente e possibilitando o reaproveitamento do líquido após a correção do problema e o tratamento do fluído.

 

Informações técnicas

O skid Romagnole é projetado e montado de acordo com as normas ABNT NBR 5410, 8800-2008, 14039 e 15980. Pode operar nas classes de tensão 15, 25 e 36 KV com inversores de potência com tensão até 800V.


Você pode se interessar também por:

Impacto da Geração Distribuída no Consumo

Assine nossa news para receber notícias e atualizações