• Home
  • Notícias
  • Quando a Cabine Primária é indicada para meu negócio?
Quando a Cabine Primária é indicada para meu negócio?
Postado 13/05/2020 08:43:10

Quando a Cabine Primária é indicada para meu negócio?

Por Johnny Guimarães


Quando devo utilizá-la

Para entender o que é e qual a função da cabine primária de energia elétrica é necessário entender um pouco sobre as etapas da cadeia energética desde a fonte de geração (hidrelétricas, termelétricas, solar, eólicas, etc) até o consumidor (residências ou empresas).

Após ser produzida a eletricidade é enviada em alta tensão até os centros de consumo por meio das linhas de transmissão. As concessionárias encarregadas de abastecer a população recebem esta energia nas suas subestações, fazem o rebaixamento da alta tensão para média ou baixa e em seguida a disponibilizam em suas redes de distribuição para atender as necessidades dos consumidores.

Desta forma, o uso de uma cabine primária de energia surge como uma solução para os empreendimentos industriais, comerciais, condomínios ou qualquer estabelecimento que necessite de carga superior a 75 kVA, que é a potência fornecida pela distribuidora. 

 

O que é cabine primária

Este equipamento é instalado no ponto de entrada da energia elétrica no estabelecimento fazendo a conexão do sistema interno com a rede de distribuição da concessionária local. O produto é composto por módulos interligados sendo eles: entrada de cabos subterrâneos e dispositivos de medição (fornecidos pela companhia elétrica), seccionamento, proteção geral e chaveamento do(s) transformador(es). 

Com o uso de uma cabine primária metálica é possível controlar, medir, proteger e distribuir a energia elétrica de forma segura e eficiente, atendendo toda a planta da empresa. Sua aplicação é viável tanto para empreendimentos novos, como para instalações já consolidadas que necessitem de aumento de carga ou restruturação do sistema de entrada de serviço. 

A tecnologia e o modelo construtivo dessas cabines proporcionam agilidade na instalação e garantem altos níveis de segurança em situações de operação e manutenção. Outro diferencial é que o equipamento pode ser projetado de forma personalizada, conforme especificações e necessidades do cliente, sempre obedecendo as normas de segurança.

 

Vantagens

Há inúmeras vantagens em optar pela instalação da cabine primária metálica em uma instalação industrial ou comercial. A primeira delas é que ao optar por este equipamento não há necessidade de se construir as antigas e ultrapassadas estruturas em alvenaria para abrigar o sistema de entrada de energia. O equipamento também proporciona alto grau de segurança aos operadores, pois todos os componentes ficam protegidos por um invólucro metálico resistente a arco interno. Suas configurações possibilitam receber a energia em média tensão e altas potências com total precisão e confiabilidade. Outro ponto positivo é que este modelo de cabine ocupa espaço reduzido e pode ser instalado rapidamente por profissionais com competência técnica adequada. Além disso, o custo-benefício do equipamento se destaca pela sua durabilidade e baixa necessidade de manutenção.

 

Conclusão

O cliente que opta por este modelo de cabine deve ter em mente que precisará de acompanhamento especializado. O ideal é buscar apoio de um engenheiro eletricista, que poderá especificar o melhor modelo de cabine primária a ser utilizado em cada tido de empreendimento. Porém, independentemente da característica do negócio, as cabines primárias metálicas são ótimas opções para sistemas elétricos novos ou revitalizados, agregando a eles praticidade e segurança.


Assine nossa news para receber notícias e atualizações