Manutenção da cabine primaria: como fazer?
Postado 22/02/2021 10:11:04

Manutenção da cabine primaria: como fazer?

Por Johnny Guimarães


A cabine primária é a porta de entrada de energia elétrica ao sistema de distribuição de média do empreendimento. Ela é responsável pela medição e proteção do consumidor comercial e industrial que possui carga acima de 75 KVA.

Por se tratar de uma entrada essencial, a sua manutenção deve estar sempre em dia para evitar maiores transtornos com queda na alimentação de energia ou até acidentes mais graves. Entenda como esse reparo preventivo pode ser feito.

Entenda como fazer a manutenção da cabine primária


A manutenção de qualquer rede elétrica é estimulada pelos mais diversos engenheiros especializados nesse segmento, e para a cabine primária não seria diferente. Para garantir o seu bom funcionamento, o ideal é optar pela manutenção preventiva de ao menos uma vez ao ano.

Durante essa manutenção, o técnico responsável precisa realizar a limpezas nos equipamentos de leitura, confirmar os parâmetros de registros de eventos e efetuar testes se necessário. Com isso é possível verificar possíveis falhas no equipamento e garantir a segurança do empreendimento e de todos os envolvidos na segurança.

A partir dessa revisão, o técnico responsável deve ter uma atenção especial ao sistema de aterramento realizando sua medição, pois é o sistema que assegura a liberação da tensão elétrica escoada para terra, dessa maneira, a manutenção preventiva deve prevalecer como prioridade nesse quesito, evitando o escapamento de descargas elétricas indevidas.

Outro ponto importante da manutenção é a revisão das chaves seccionadoras, disjuntores e do quadro de proteção, sempre visando a segurança como a prioridade principal. A manutenção preventiva deve ser requisitada pelo proprietário do estabelecimento.

Quais são os profissionais autorizados a realizarem a manutenção da cabine primária?


O ideal é que o responsável pela contratação comece a pesquisar por engenharias e empresas especializados em distribuição de energia, verificando se eles possuem as devidas certificações e equipamentos de segurança para trabalhar no reparo da cabine primária.

No entanto, é importante analisar o tempo em que a empresa está no mercado e as principais avaliações de outros clientes que passaram pelo mesmo serviço. Com essa segurança prévia, a manutenção preventiva ou corretiva da cabine primária pode ser realizada com muita segurança e garantia de um bom trabalho.

Assine nossa news para receber notícias e atualizações