• Home
  • Notícias
  • Mitos e Verdades: Aço Galvanizado em Estruturas Fotovoltaicas
Mitos e Verdades: Aço Galvanizado em Estruturas Fotovoltaicas
Postado 30/04/2020 10:40:08

Mitos e Verdades: Aço Galvanizado em Estruturas Fotovoltaicas

Por André Fonseca


Quando se trata de estruturas fotovoltaicas, muitas dúvidas podem surgir a respeito do melhor material utilizado.

Pensando nisso trouxemos alguns Mitos e Verdades sobre as estruturas em Aço Galvanizado e suas explicações técnicas. Veja a seguir:


MITOS

× O ALUMÍNIO É MAIS RESISTENTE QUE O AÇO;

× O ALUMÍNIO NÃO SOFRE CORROSÃO;

× O AÇO GALVANIZADO DURA MENOS QUE O ALUMÍNIO.

 


VERDADES

O PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO É EFICAZ PARA PROTEÇÃO DO AÇO, SENDO UTILIZADO POR MAIS DE SEIS DÉCADAS PELAS CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA ELÉTRICA;

 ESTRUTURAS EM AÇO GALVANIZADO SÃO MAIS RESISTENTES À ESFORÇOS MECÂNICOS E CARGAS DE VENTO DO AS CONFECCIONADAS EM ALUMÍNIO;

 ESTRUTURAS EM AÇO GALVANIZADO SÃO UTILIZADAS EM REGIÕES LITORÂNEAS;

 ESTRUTURAS EM ALUMÍNIO SÃO PASSÍVEIS DE CORROSÃO.


As estruturas solares para telhado colonial devem possuir a menor espessura possível, assim evita-se deslocar as telhas, o que poderia provocar infiltrações. Para esta utilização o aço é mais adequado que o alumínio estrutural, pois sua resistência mecânica é maior e desta forma consegue-se trabalhar com espessuras menores para a mesma resistência.

A simulação de tensão é feita para mapear quais são os pontos críticos, e garantir sua resistência em cenários extremos, chegando a uma carga de 85kg de força. (ex.: sobrecargas de vento).

O acabamento galvanizado torna o aço tão eficiente quanto o alumínio para este tipo de aplicação. Uma prova dessa eficiência é que no mundo todo a maior parte das ferragens utilizadas em redes de transmissão e distribuição de energia são de aço carbono galvanizado. A Romagnole possui sua própria unidade de galvanização a fogo, cujos processos garantem uma camada de zinco suficiente para dar aos produtos 25 anos de garantia em ambiente de corrosão C3, que são as condições encontradas em aproximadamente 80% do território nacional.




Em quase 60 anos de história, a Romagnole não teve nenhum registro de problemas relacionados à corrosão de seus produtos da linha de ferragens, na qual estão incluídas as estruturas para placas fotovoltaicas. Em outras palavras, a garantia de 25 anos nunca foi requisitada pelos clientes para substituição ou assistência técnica.


Assine nossa news para receber notícias e atualizações