• Home
  • Notícias
  • Produtos
  • Os diferentes tipos de transformadores de força e qual a melhor escolha para sua necessidade
Os diferentes tipos de transformadores de força e qual a melhor escolha para sua necessidade
Postado 07/12/2020 09:18:24

Os diferentes tipos de transformadores de força e qual a melhor escolha para sua necessidade

Por Johnny Guimarães


Os transformadores de força são indispensáveis nas subestações em geral. Eles fazem o rebaixamento ou elevação dos valores de tensão a serem aplicados nos circuitos alimentadores das distribuidoras de energia ou nos sistemas elétricos internos dos empreendimentos de alto consumo.

Ao escolher um desses equipamentos é essencial pesquisar a idoneidade do fabricante, seu histórico perante os clientes e conhecer os seus produtos, além é claro de entender as particularidades de cada modelo para definir qual é o mais indicado para determinada aplicação. Neste artigo vamos falar um pouco sobre esses transformadores.

 

O que é o transformador de força e qual sua utilização?

Tendo a função de rebaixar ou elevar energia elétrica de altas potências, esses equipamentos são geralmente instalados nas subestações das concessionárias, usinas geradoras e grandes empreendimentos, como shoppings, hospitais e indústrias em geral.

Por terem um papel fundamental para garantir o funcionamento dos sistemas elétricos dos locais onde estão instalados, esses transformadores precisam ser projetados e fabricados com tecnologia de ponta e altos padrões de qualidade a fim de garantir um melhor rendimento, proporcionar segurança aos usuários, estabilidade no fornecimento de energia e uma longa performance de vida útil.

 

Como escolher um transformador de força?

Para escolher o transformador de força do seu empreendimento é preciso antes de tudo entender qual será a sua aplicação, pois isso será determinante definir qual o modelo ideal para tal finalidade.

O projeto elétrico deve especifica quais as tensões primária e secundária, bem como a potência necessária para atender a carga do estabelecimento. Outro ponto a se levar em conta é o local da instalação, uma vez que o rendimento e o nível de segurança proporcionados pelo equipamento são fatores que influenciam na definição do modelo a ser adotado.

 

Modelos de transformadores de força

  1. Transformador Pedestal Trifásico Anel

Utilizado em redes subterrâneas interligadas, é ideal para instalações que buscam segurança e continuidade do serviço, por exemplo: loteamentos, indústrias etc.

  1. Transformador Pedestal Trifásico Radial

Aplicado em redes subterrâneas descentralizadas, é ideal para instalações que não necessitem de ampliação futura, por exemplo: loteamentos, indústrias etc.

  1. Transformador Submersível

Projetado para ser utilizado em instalações subterrâneas de distribuição, é instalado em galerias de transformação construídas no subsolo das vias terrestres, como por exemplo: centros históricos onde não são permitidas redes elétricas aéreas, redes públicas rebaixadas, etc.

  1. Transformador Seco

Esse é o modelo ideal para instalações internas de empreendimentos que possuem grande fluxo de pessoas, como escolas, shoppings, supermercados, hospitais etc.

  1. Transformador Seco com gabinete

Esse produto não pode sofrer com as intempéries (umidade e calor). Desta forma, quando instalado em áreas externas ou que sofram influência desses fatores ambientais é necessário a utilização de um gabinete para protegê-lo.

  1. Transformador Industrial Trifásico

Equipamentos de uso externo para distribuição de energia em grandes empreendimentos, bem como de potências elevadas (subestações de concessionárias, usinas renováveis, indústria etc).

 

Quais as vantagens de utilizar um transformador de força Romagnole?

A Romagnole faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem e seus laboratórios técnicos são credenciados pelos órgãos regulamentadores que atestam a confiabilidade do produto.

Desta forma, nossos equipamentos apresentam alto rendimento e eficiência de operação, com isso o usuário se beneficia com baixas perdas por aquecimento.

Assine nossa news para receber notícias e atualizações