• Home
  • Notícias
  • Solo ou Telhado? Qual Melhor Escolha para Meu Kit Fotovoltaico?
Solo ou Telhado? Qual Melhor Escolha para Meu Kit Fotovoltaico?
Postado 18/03/2020 10:37:31

Solo ou Telhado? Qual Melhor Escolha para Meu Kit Fotovoltaico?

Antes de instalar qualquer sistema de energia solar fotovoltaica em telhados, coberturas ou fachadas, uma análise estrutural deve ser realizada. Para se ter uma ideia, somando placas e a estrutura de aço, gera-se uma sobrecarga no telhado de, aproximadamente, 15 kgf/m².

 

O sistema fotovoltaico é um projeto de engenharia que não deve ser simplificado, comprar placas solares em lojas físicas e realizar sua instalação sem a avaliação de um engenheiro pode ser muito perigoso. O telhado sobrecarregado pode ocasionar além de danos materiais, perdas humanas, portanto, é imprescindível que um engenheiro faça a análise estrutural do telhado.

Normas Técnicas 

Na análise estrutural são realizadas verificações quanto às ações das cargas gravitacionais, da sobrecarga acidental e de fenômenos naturais, como o vento. Trata-se de um trabalho que leva em conta diversas normas técnicas, dentre elas:

ABNT NBR 14762/2010 – Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio;

ABNT NBR 8800/2008 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios;

ABNT NBR 6120/1980 – Cargas para o cálculo de estruturas de edificações;

ABNT NBR 6123/1988 – Forças devidas ao vento em edificações;

NBR 8681/1984 – Ações e segurança nas estruturas.

 

A boa notícia é que caso haja a necessidade de uma grande mudança na estrutura, em outras palavras, um grande investimento no imóvel, o dono não precisa necessariamente instalar o sistema no telhado, as estruturas de solo da Romagnole possibilitam a instalação com investimento muito parecido com as estruturas para telhado.

 

As estruturas de solo para módulos fotovoltaicos da Romagnole variam a partir de 4 módulos, se adequando ao tamanho de qualquer projeto. Desta forma, o investidor terá economia de energia, de infraestrutura e ainda deixará o ambiente com aspecto moderno.


Autor:

André Fonseca

Analista de Produtos


Você pode se interessar também por:

Estrutura Terrestre para Módulos Fotovoltaicos

Assine nossa news para receber notícias e atualizações