O que é impedância elétrica?
  • Facebook
  • Whatsapp
  • LinkedIn

Artigos

O que é impedância elétrica?

Por Miro Andretto Noronha

Impedância elétrica é a medida da capacidade de um determinado circuito, de resistir ao fluxo de uma determinada corrente elétrica, quando aplicada tensão em seus terminais. Ou seja, é a forma de medir a maneira como a eletricidade “percorre” em cada elemento químico.

A impedância elétrica tem em sua composição três grandezas elétricas muito importantes. Além disso, ela se faz presente em todos os elementos do circuito elétrico ou dos componentes eletrônicos.

As grandezas que fazem parte da impedância elétrica são:

  1. Reatância

Ela é uma oposição contra a passagem de correntes elétricas. É como se fosse uma resistência, no entanto, para atuar desta maneira, ela se vale das frequências capacitiva e indutiva. Elas podem variar, dependendo da carga elétrica.

  1. Reatâncias capacitivas e indutivas

Elas vêm dos elementos de capacitância e de indução dos circuitos elétricos, respectivamente. Isso quer dizer que quando um elemento do circuito se opõe à corrente elétrica, ao invés de seu efeito ser a criação de energia através de calor (como ocorre nas resistências elétricas), a energia é gasta formando um campo magnético (reatância indutiva) ou elétrico (reatância capacitiva).

  1. Resistência elétrica

Acontece quando algum componente de circuito faz oposição à corrente elétrica. E esta oposição, como mencionado acima, é gasta energia em forma de calor. É o chamado Efeito Joule. A energia gasta para gerar o calor faz resistência.

É comum confundir impedância com resistência, até porque a resistência é um dos fenômenos que causam a impedância, mas não é o único. A impedância pode ser entendida então como, o acúmulo dos efeitos da reatância e da resistência em um circuito, a carga de resistência total de algum circuito de correte alternada.

A impedância é tão importante que em determinadas situações, mudanças na temperatura no circuito, podem acarretar um descascamento das trilhas que podem mudar as características do circuito e danificar inclusive componentes e equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas