O que Esperar do Mercado de Geração de Energia Solar no Brasil
  • Facebook
  • Whatsapp
  • LinkedIn

Artigos

O que Esperar do Mercado de Geração de Energia Solar no Brasil

A geração de energia elétrica no Brasil teve um aumento surpreendente nos últimos anos, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), no ano passado a geração de energia expandiu cerca de 7.562 MW. Tivemos 200 usinas novas iniciando suas operações, abrindo oportunidade para atender até 17 milhões de domicílios.

Apesar da alta na geração e consequentemente na demanda por energia elétrica no Brasil, todos os anos enfrentamos baixas nos reservatórios das usinas hidrelétricas.
Segundo dados da Agência Nacional da Água (ANA), os reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras estão reduzindo seus níveis a cada ano que passa.

Fonte: Agência Nacional de Águas (19 de janeiro de 2020)

Com o nível dos reservatórios hidrelétricos baixos, faz-se necessário o acionamento de termelétricas a combustíveis fósseis, com um custo bastante alto que é repassado aos brasileiros em forma de aumento de bandeira tarifária (amarela e vermelha).

A escassez nos reservatórios e o aumento no consumo de eletricidade ampliam a importância da energia de fontes renováveis no Brasil.

A Energia Solar no Brasil

A Geração Distribuída de energia elétrica bateu o recorde de mais de 13 GW de potência, e um milhão de unidades consumidoras, principalmente de fontes não poluentes como eólica, solar e biomassa.

O uso de fontes renováveis é uma excelente estratégia para ajudar a aliviar a operação do sistema elétrico nacional, economizando a água dos reservatórios das hidrelétricas e reduzindo o acionamento das termelétricas, mais caras e poluentes. 

Os dados revelam um caminho positivo para o desenvolvimento da energia limpa no país, que segue de braços dados com os anseios da sociedade, já que, segundo o estudo do Ibope Inteligência, 93% da nossa população quer gerar energia renovável em suas casas.

Atualmente, 98% da Geração Distribuída no Brasil já é solar, mas como o Brasil tem o potencial energético solar para alimentar a demanda de 170 países do mesmo tamanho que o nosso, é certo que a tendência de geração e uso da energia fotovoltaica se intensifique ao longo das próximas décadas. 

É isso que o Mapa da Irradiação Solar Global  (Global Solar Atlas), produzido pela parceria entre o Banco Mundial e a Aliança Internacional da Energia Solar (ISA, na sigla em inglês), nos mostra.

Fonte: Global Solar Atlas

Por isso, a geração de energia solar tende a dominar o mercado com destaque e exigir novas tecnologias para geração energética do Brasil nas próximas décadas,O Futuro da Energia Solar no Brasil

A tecnologia fotovoltaica vem amadurecendo e se consolidando cada vez mais dentro do nosso mercado.

A velocidade e facilidade na construção de usinas, comparado com outras tecnologias, os excelentes resultados na redução de custos de geração neste segmento e a flexibilidade das em termos de localização fortalecem esse modelo e a sua importância para o futuro brasileiro.

Outro ponto crucial é a questão ambiental. Um bônus dessa tecnologia. Quanto mais produzirmos energia de fontes renováveis, menos iremos poluir ao queimar combustíveis fósseis, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentável.

Portanto, é inegável. Nas próximas décadas, a geração solar será ainda mais significativa do que já é hoje para suprir a necessidade energética da sociedade.


Conheça as soluções Romagnole para geração solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas