Pintura Eletrostática a Pó
Postado 22/06/2020 14:09:34

Pintura Eletrostática a Pó

Por Johnny Guimarães


Esse tipo de pintura foi desenvolvido há 65 anos atrás a partir da resina sólida de Poliepóxido ou Epóxi. Utilizando o processo de cargas elétricas para que ocorra a fixação da tinta, a pintura eletrostática é uma das melhores que existe, uma vez que a pintura não agride o meio ambiente, é feita rapidamente e possui um excelente resultado.

A pintura eletrostática apresenta acabamento mais durável que qualquer outro tipo de pintura deixando o acabamento espelhado, liso e sem manchadas ou escorrimentos, sem bolhas ou gotejamento.

Uma das grandes vantagens apresentadas pela pintura eletrostática com relação a outros métodos, como a pintura tradicional, com rolos e pincéis ou a pintura com spray, é a economia de material havendo menos desperdício.

Este processo de pintura garante a flexibilidade da peça sem ofender a pintura. Quando uma peça é pintada a tinta recebe uma carga elétrica oposta à peça, fazendo com que a tinta se fixe no material acumulado justificativamente

 

Como funciona a pintura eletrostática a pó?

A pintura eletrostática funciona através de pulverização, situação em que a tinta é atraída automaticamente para a superfície que está sendo trabalhada, resultando em secagem mais rápida e acabamento com maior qualidade e durabilidade.

Ela garante 50% em economia de tinta, 90% menos tempo de aplicação, 200% menos tempo de cura, para o manuseio da peça, e muito mais fixação. A cura da camada de tinta depositada é obtida pelo processo de polimerização, formando um filme rígido, obtido em estufa convectiva, com temperatura variando entre 120º e 260º C. Um ótimo exemplo de pintura eletrostática a pó são os produtos da linha branca de dentro de casa, como micro-ondas, geladeiras, maquinas de lavar roupa, pois necessitam de uma proteção com estética e durabilidade.

 

Materiais possíveis para aplicação

Nos processos de pintura de materiais ferrosos, além do visual também é levado em consideração outros fatores como: corrosão, temperatura e resistência mecânica. Principalmente em aplicações que exigem o máximo de durabilidade e exposição a ambientes diversos. Com isso a pintura eletrostática a pó, por meio de muito estudo e desenvolvimento de técnicas operacionais, é a de maior eficiência disponível no mercado.

 

Diferenciais e vantagens da pintura eletrostática:
  • Alta proteção superficial
  • Acabamento e aspecto visual durável
  • Grande resistência a impactos
  • Cobertura uniforme das peças
  • Alcance da tinta em cavidades de difícil acesso
  • Ótima aderência
  • Resistência a altas temperaturas
  • Resistência à corrosão
  • Resistência a raios UV
  • Excelente flexibilidade

Assine nossa news para receber notícias e atualizações