Romagnole fornece transformadores ao mais novo laboratório do país especializado em estudos sobre arcos elétricos
  • Facebook
  • Whatsapp
  • LinkedIn

Artigos

Romagnole fornece transformadores ao mais novo laboratório do país especializado em estudos sobre arcos elétricos

Equipamento de 5MVA conta com características construtivas customizadas para este tipo de aplicação

Utilizando um transformador fornecido pela Romagnole, acaba de ser inaugurado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, o mais novo laboratório brasileiro voltado exclusivamente aos estudos de arcos elétricos, também chamados de curto-circuitos. O projeto recebeu investimentos da concessionária CPFL Energia, por meio do Programa de Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da própria UFSM.

Além de atender a comunidade acadêmica, o laboratório possibilitará a realização de ensaios que simulam diferentes condições climáticas e ambientais, para assim avaliarem o comportamento das redes elétricas considerando oscilações de temperaturas, incidência de chuvas, umidade relativa do ar e salinidade. A partir desses dados será possível identificar onde ficam os pontos mais suscetíveis a ocorrência de curto-circuito nas redes de alta tensão, adotar medidas que ajudem melhorar a qualidade do fornecimento de energia e também a segurança das pessoas que circulam nas imediações ou trabalham na manutenção dessas redes.

Na sala de máquinas deste laboratório foi instalado um transformador de força modelo seco, com potência de 5MVA. O equipamento possui características construtivas que são específicas para este tipo de aplicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas